NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
Setor de Concessionárias do Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek , 0 - UC4.010A - Lago Sul - Brasília-DF. CEP: 71.608-900.
Geral Concessionária
(61) 2103-0300
Veículos Novos
(61) 3773-4167
Pós-Vendas
(61) 2103-0340
Concessionária, Dicas e Cuidados
08 de setembro, 2025
Certamente, a principal vantagem da manutenção de carros elétricos está na simplicidade de seus componentes. Enquanto um veículo a combustão possui milhares de peças móveis, o motor elétrico apresenta uma estrutura muito mais direta e eficiente.
Por exemplo, veículos elétricos não necessitam de velas de ignição, filtros de combustível, bombas de óleo, correias de distribuição ou sistema de escapamento. Essa redução de componentes resulta em custos de manutenção até 50% menores comparados aos modelos tradicionais.
Sem dúvida, a bateria representa o componente mais valioso e crítico na manutenção de carros elétricos. Seu cuidado adequado é fundamental para preservar a autonomia, evitar perdas de desempenho e estender a vida útil do veículo.
Veja quais fatores contribuem para sua longevidade:
O peso adicional das baterias, combinado ao torque instantâneo dos motores elétricos, acelera o desgaste dos pneus.
Logo, utilize medidores digitais de pressão e siga rigorosamente as especificações do fabricante. Pneus com pressão inadequada aumentam o consumo energético e desgastam prematuramente.
Ademais, opte por modelos desenvolvidos especificamente para veículos elétricos, com maior índice de carga e baixa resistência ao rolamento. Esses pneus são projetados para suportar o peso adicional e o torque característico dos motores elétricos.
Considere as condições viárias regionais ao escolher os pneus. Para estradas rurais ou períodos chuvosos, prefira modelos com desenho otimizado para chuva ou uso misto. Nas regiões sul, onde o inverno pode tornar as pistas escorregadias, pneus com desenho mais agressivo oferecem maior segurança.
As revisões na manutenção de carros elétricos seguem intervalos similares aos veículos convencionais, geralmente entre 10.000 e 20.000 quilômetros ou anualmente. Contudo, os procedimentos apresentam particularidades importantes.
Todas as revisões iniciam com diagnóstico por scanner, mas nos carros elétricos, há atenção especial ao sistema de baterias. Os equipamentos medem o SoH (State of Health), indicador que avalia o estado de saúde da bateria, seu ciclo de vida e temperaturas operacionais das células.
Embora os carros elétricos não utilizem óleo de motor, necessitam de outros fluidos. A transmissão requer fluido específico, com troca normalmente a cada 20.000 km. O sistema de freios também demanda fluido específico, enquanto o sistema de refrigeração das baterias utiliza etilenoglicol, similar ao líquido de arrefecimento convencional.
O filtro de ar da cabine é substituído normalmente a cada 20.000 km. Sistema de suspensão, fechaduras, dobradiças, palhetas dos limpadores e borrachas de vedação também passam por inspeção regular.
As pastilhas de freio, devido ao sistema de frenagem regenerativa, apresentam durabilidade superior, sendo substituídas geralmente a cada 40.000 km.
Está considerando entrar para o universo de carros elétricos? Conheça o Aion ES, nosso sedã sustentável e acessível!
Referências:
Voltar
teste